logo-ge

Quais são os pontos positivos e negativos da Engenharia Mecatrônica?

Orientador profissional esclarece

Tenho 14 anos e me identifico muito com a área de Exatas. Estou pensando em fazer um curso de Mecatrônica, mas antes gostaria de saber os pontos positivos e negativos da profissão, para ver se realmente me encaixo nela.
Enviado por Ellen

Identificar pontos positivos e negativos só pode ser feito em função da identificação de valores pessoais relacionados à realidade da profissão. Por exemplo, se alguém gosta de tecnologia mecânica e de informática, considerará muito positivas as atividades que o engenheiro mecatrônico executa.

Se, por outro lado, valoriza o contato intenso e profundo com outras pessoas, enxergará certa negatividade na rotina de trabalho deste profissional. Descrever “genericamente” positividades e negatividades de uma profissão é, portanto, algo impossível. Esse deve ser um trabalho iniciado por você.

Procure identificar alguns elementos inicialmente: tipo de ambiente em que gostaria de trabalhar; temas de interesse (por exemplo, a partir do contato que já teve com conteúdos escolares); expectativas quanto ao estilo de vida (padrão econômico, formas de lazer que acha interessantes), tipos de relacionamento que gostaria de ter na vida profissional.

Parta então para a pesquisa das profissões incluindo engenharia mecatrônica e verifique em que medida há semelhanças entre suas expectativas e as informações sobre cada profissão.

Para iniciar sua pesquisa, veja no link as diferentes denominações que este curso pode ter e que diferenças isso aponta.

Leia mais:
– Engenharia é a melhor opção?
– Devo escolher uma profissão que goste ou que me dê dinheiro?