logo-ge

Qual a diferença entre Biomedicina e Engenharia Biomédica?

Orientador profissional esclarece

Estou em dúvida sobre qual dos dois cursar, pois, embora goste de Biomedicina, Engenharia Biomédica é uma área que tem se destacado com a carência de profissionais. Qual seria a melhor opção?
Enviado por Thaís Pereira

O curso de Biomedicina (também denominado ciências biológicas – modalidade médica e Ciências biomédicas) tem duração média de quatro anos e forma o profissional que estuda as doenças humanas e as formas de diagnosticá-las e tratá-las. Durante a graduação estuda vários conteúdos ligados às ciências biológicas bem como procedimentos utilizados na manipulação de substâncias orgânicas e cultura de micro organismos.

O engenheiro biomédico projeta, instala e faz a manutenção de equipamentos mecânicos e eletrônicos utilizados em medicina, biomedicina e odontologia. Não é, portanto, um profissional da área da saúde (como o biomédico) e seus estudos baseiam-se nas ciências exatas.

Investigue as grades curriculares dos dois cursos em sites de universidades que os oferecem para maior distinção e verifique com qual mais se identifica, qual se aproxima de seus objetivos e expectativas.

A avaliação de qual será a melhor opção é pessoal, baseada em elementos como remuneração, objeto e ambiente de trabalho, conteúdos disciplinares, entre outros.

– Será que faço Medicina ou Biomedicina?
– O que preciso estudar para fazer a faculdade de Biomedicina?