logo-ge

Qual a diferença entre Engenharia de Alimentos e Nutrição?

Orientador profissional esclarece

Se eu fizer Engenharia de Alimentos poderei trabalhar como nutricionista? Quais são as diferenças entre essas duas profissões?
Enviado por Ana Paula

Não é possível o exercício das atividades específicas do nutricionista pelo engenheiro de alimentos. A formação em engenharia de alimentos é muito diversa da do nutricionista, o que impede que ele atue nas mesmas atividades.

O engenheiro estuda as características químicas e físicas dos alimentos e dos processos de produção, estocagem, manipulação, acondicionamento, conservação e garantia da qualidade dos alimentos. Pode também trabalhar com a administração geral dos processos tecnológicos e no desenvolvimento de procedimentos e máquinas ligadas à produção de alimentos.

Em síntese, este profissional dirige-se ao aperfeiçoamento de procedimentos técnicos envolvidos na produção de gêneros alimentícios. Sua função é garantir a manutenção das propriedades químicas e físicas dos alimentos. A principal forma de vínculo de trabalho é como empregado de indústrias alimentícias ou órgãos de controle de qualidade de alimentos.

Já o nutricionista se ocupa da assistência alimentar em geral, considerando as propriedades alimentares no consumo cotidiano ou em situações especiais, para pessoas com carências nutricionais ou que necessitam dieta específica. Este é um profissional da área da saúde; cuidado e assistência às pessoas.

O nutricionista coordena a alimentação em instituições diversas como escolas, empresas, hospitais, spas, etc., visando uma alimentação saudável e de acordo com as necessidades das pessoas, inclusive aquelas que passam por dietas específicas em função de atividades esportivas de alto rendimento, em função da idade (crianças ou idosos), distúrbios hormonais, doenças dos rins, do fígado, do estômago, diabetes, hipertensão, etc. Também supervisiona a qualidade e a preparação direta (cozimento, corte, higienização) dos alimentos.

O nutricionista também pode trabalhar como autônomo, consultando pessoas em consultório particular ou em clínicas multiprofissionais (junto a médicos, psicólogos, fisioterapeutas).

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Nutrição combina com você!
– Engenharia de Alimentos é uma boa profissão?