logo-ge

Qual a diferença entre Engenharia Mecânica e Engenharia Automotiva?

Orientador profissional esclarece

Bom, passei em uma faculdade federal para Engenharia Automotiva, porém tenho algumas dúvida. Poderei trabalhar na mesma área de um Engenheiro Mecânico? No futuro, poderei prestar concursos com vagas para Engenheiros Mecânicos? Qual a diferença entre esses dois cursos?
Enviado por Arilson Junior

O curso de Engenharia Automotiva tem íntima relação com o de Engenharia Mecânica. Há pouquíssimos cursos no Brasil com esta denominação, sendo comum encontrar engenheiros mecânicos trabalhando na indústria automotiva. Há inclusive cursos de graduação em mecânica que oferecem automotiva como ênfase. A princípio, o profissional desta área tem formação mais especializada, mas isso não restringe necessariamente sua possibilidade de inserção profissional. Os conhecimentos e competências que o profissional desenvolve durante a graduação permitem sua inserção em indústrias e empresas correlatas.

– Saiba mais sobre o curso de Engenharia Mecânica



Na indústria automotiva as funções deste profissional passam por criar, planejar e gerenciar a produção de máquinas e equipamentos específicos do campo automotivo, sistemas de refrigeração ou de aquecimento, melhoria de sistemas como de câmbio ou frenagem, etc.

Seu trabalho pode ir desde a construção de um projeto, em que calcula itens como quantidade de material e recursos técnicos a serem utilizados, passando pelo acompanhamento da execução até a verificação da qualidade final do produto ou do processo de trabalho.

O engenheiro mecânico opera ações praticamente idênticas, sem dedicar-se apenas à produção automotiva. Quanto a concursos públicos, cada edital determina que profissionais podem se candidatar às vagas, mas em geral não há equivalência entre as formações.

Leia mais:
– Você seria um bom engenheiro mecânico?
– Teste: Gosto de matérias de Exatas. Qual curso devo fazer?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?