logo-ge

Qual a diferença entre Engenharia Química e Engenharia de Petróleo?

Orientador profissional esclarece

Olá, vou prestar vestibular esse ano e gostaria de entender as diferenças entre os campos de atuação de um engenheiro químico e engenheiro de petróleo.
Enviado por Fabiana Benevides

As Engenharias Química e de Petróleo guardam semelhanças e diferenças entre si. Parte dos estudos relacionados a petróleo envolvem conhecimentos em química orgânica ligados ao processo de “crackeamento”, ou seja, de separação e refino da matéria bruta em seus subprodutos, bem como ligados a industria petroquímica. Mas geofísica, mineração e geologia são conteúdos presentes apenas no curso de Petróleo e Gás. Por outro lado, o planejamento de processos e controles quanto a substâncias não apenas derivadas do petróleo está apenas presente no curso de Engenharia Química.

– Saiba tudo sobre o curso de Engenharia Química

– Veja como é o curso de Engenharia de Petróleo

Ambas as áreas oferecem boas perspectivas de mercado para os próximos anos. A engenharia Química passa por bom momento, por exemplo, na área de produção de biocombustíveis, e também deverá se beneficiar da expansão da exploração de petróleo no Brasil, principal indicador que o Engenheiro de Petróleo terá boas ofertas nos próximos anos.

Inicialmente, aprofunde sua pesquisa sobre as duas profissões. Consulte as grades curriculares em sites de universidades. Procure matérias sobre tais Engenharias na internet e se conseguir entreviste professores e profissionais das duas áreas.

O site da Petrobras traz boas informações sobre outras carreiras envolvidas no processo produtivo ligado ao petróleo, o que pode lhe ajudar a identificar melhor a área.

Leia mais:
– Será que Engenharia de Petróleo é o curso ideal para você?
– Engenharia Química é a melhor escolha?
– Qual é o meu nível de inglês: básico, intermediário ou avançado?