logo-ge

Qual a diferença entre Química Industrial, Engenharia Química e Bacharelado em Química?

Orientador profissional esclarece

O principal fator positivo nas profissões ligadas aos processos químicos é a grande variedade de setores que necessitam da atuação destes profissionais.

O parque industrial brasileiro bem desenvolvido e as perspectivas de ampliação em área diversas como a de petróleo e gás, têxtil, de desenvolvimento de materiais básicos, de aditivos na indústria alimentícia apresentam boas perspectivas para os profissionais da área química, como o químico industrial e o engenheiro químico.

O engenheiro químico trabalha com processos químicos em grande escala, dimensionando equipamentos, projetando procedimentos e acompanhando as etapas da produção. A formação em engenharia sustenta-se nos conhecimentos ligados à matemática e a cálculo. A construção de modelos matemáticos explicativos e de previsão é uma das atividades fundamentais que um engenheiro desenvolve.

O bacharelado em Química (também denominado química industrial ou química tecnológica) tem como foco a realização de experimentos, análises e controles, principalmente em laboratórios industriais, de forma a desenvolver j novos produtos ou garantir a qualidade dos já existentes.

Para conhecer melhor as diferenças entre os cursos consulte as disciplinas que compõem suas grades curriculares (da Escola Politécnica e do Instituto de Química, ambos da Universidade de São Paulo).

Avalie também outrosparâmetros tais como expectativas de remuneração, objetivo quanto a sua intervenção profissional na sociedade, ambiente de trabalho. Consulte informações na seção “Profissões e universidades” e consulte perguntas similares nesta seção do site.

Leia mais:
– Engenharia Química é a melhor escolha?
– Conheça as 13 carreiras de Ciências Exatas e Informática