logo-ge

Qual área eu me encaixo melhor?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber em qual área eu me encaixo melhor. Gosto muito de biologia, história, geografia, computação e esportes. Eu gostaria mesmo de trabalhar como jornalista esportivo ou com desenvolvimento de jogos para computador. Mas eu acho muito interessante áreas como engenharia ambiental e florestal.
Enviado por Pedro Neves

Você mostra interesse por várias possibilidades e isto é ótimo. Provavelmente seus colegas e até familiares podem dizer que você está muito perdido, mas não consideramos isso.

Seu ponto de partida é amplo, pois cita matérias e profissões das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas. Isso demonstra que não tem preconceitos quanto às áreas de conhecimento.

Seu trabalho inicial deve ser de depuração. Num primeiro momento, esqueça das matérias escolares que gosta e dê uma olhada rápida em todas as profissões. Você pode fazer isto no prórpio site do Guia do Estudante. Nesse momento não tente se aprofundar muito. Depois disso faça uma lista das profissões que lhe chamaram a atenção e aprofunde as informações sobre elas. Faça isso sucessivamente – você vai ver que vai conseguir afunilar bastante.

O gosto pelas matérias escolares é um dos elementos a ser considerado, mas não é o único nem o principal.

O autoconhecimento também é importante, pense no seu “jeito de ser”, suas habilidades, seus conhecimentos, seus interesses e seus valores.
Juntando as informações sobre as profissões, o mundo em que vive e de si mesmo, você vai ter condições de fazer um bom projeto, isto é, vai montar um plano considerando como pretende intervir no mundo, como cidadão, como profissional. Vai pensar o que pode lhe trazer benefícios pessoais e matérias, vai refletir sobre o que gostaria de manter, aprimorar ou modificar em relação às suas características pessoais e habilidades.