logo-ge

Qual curso devo fazer: Engenharia Civil ou Fisioterapia?

Orientador profissional esclarece

Bom, é o seguinte… Eu estou em dúvida sobre que curso escolher. Eu adoro matemática e cálculos e penso em fazer Engenharia Civil. Mas, ao mesmo tempo, eu queria Fisioterapia, mas sou péssima em biologia. O que faço? Desde já, obrigada! 🙂
Enviado por Maisa Dantas

Sua pergunta traz poucos indicadores para uma orientação mais diretiva. Outros elementos precisam ser considerados no processo de escolha profissional, como valores e história pessoal, objetivos que se pretende alcançar por meio da profissão, expectativas quanto a remuneração.

– Saiba mais sobre o curso de Engenharia Civil na Guia de Profissões do GE

– Veja o que um fisioterapeuta faz e estuda na Guia de Profissões do GE

As dificuldades quanto a biologia podem ser superadas com empenho e dedicação nos estudos; no entanto, reflita que motivo a faz se interessar por Fisioterapia apesar dessa dificuldade, já que esta é uma disciplina central no curso. Gostar de matemática e cálculos abrem várias outras perspectivas além de Engenharia Civil. Este curso tem também como forte eixo disciplinas ligadas à física.

O processo de escolha envolve a reflexão sobre si mesmo – interesses, habilidades, valores pessoais, a exploração da realidade do trabalho em nossa sociedade e o conhecimento das diferentes profissões. Pressupõe bastante trabalho, portanto.

Arregace as mangas e se lance à pesquisa. Pesquise sobre as profissões junto a familiares, entreviste profissionais, recorra a materiais informativos, como o Guia do Estudante, acesse sites que descrevam profissões.

Procure prestar atenção como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho via jornais, revistas e outras mídias. Isso poderá lhe ajudar a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.

Leia mais:
– Você leva jeito para Engenharia Civil?
– Exatas ou biológicas: qual área devo segui?


– Fisioterapia é uma boa ideia?