Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Qual deve ser o perfil de uma pessoa que cursa Administração?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h49 - Publicado em 29 jan 2015, 19h48

A profissão de administrador de empresas é dirigida para o aperfeiçoamento dos processos de organização do trabalho nas áreas financeira, de recursos humanos, de logística. O administrador empenha-se no gerenciamento de recursos necessários para o aumento da produtividade de empreendimentos. Nesse sentido, uma característica ampla e genérica seria gostar de organizar informações, controlar dados, realizar análises e relatórios. No entanto, as possibilidades de atuação são muito variadas.

O campo de trabalho do administrador é amplo. Ele abarca diferentes naturezas de empreendimentos: indústrias, comércio, empresas prestadoras de serviços, organizações esportivas, hospitalares, hotéis, organizações não governamentais sem fins lucrativos, empresas estatais e cargos públicos. Enfim, qualquer atividade que necessite organização e gerenciamento necessita de conhecimentos e profissionais ligados à Administração.

A escolha por este curso muitas vezes se deve a essa abrangência, já que empresas de qualquer setor necessitam uma condução racional nas áreas ligadas a recursos humanos, departamentos contábil e financeiro, logística, negócios etc.

Por outro lado, este é o curso que mais forma profissionais no Brasil. Por isso, grande parte dos formados acabam por realizar tarefas corriqueiras que não exigiriam conhecimentos próprios à formação universitária. Há também setores e funções em que compete o administrador com profissionais de outras formações. Nesse sentido a realidade de mercado não é positiva da mesma forma.

Pesquisar a grade curricular do curso pode lhe ajudar a identificar de forma eventualmente você se articularia à profissão. Assista também a este Hangout do Guia do Estudante sobre o tema.

Leia mais:
– Como é o perfil de um estudante de Administração?
– Teste: Administração é a carreira certa para mim?

Continua após a publicidade
Publicidade