logo-ge

Qual é a diferença entre Engenharia Civil e Engenharia de Produção Civil?

Orientador profissional esclarece

Eu gostaria muito de cursar Engenharia Civil, mas surgiu uma oportunidade de cursar Engenharia de Produção Civil (EPC). Agora não sei se estudo EPC, porque não sei bem do que se trata. Gostaria de saber a diferença entre as duas. Obrigado!
Enviado por Anônimo

Há muita proximidade entre as duas carreiras. De forma geral, os cursos de Engenharia de Produção (existentes para quase todas as modalidades de Engenharia) surgiram como complementos à formação do engenheiro, com conhecimentos de administração e de economia. Nesse sentido, dirigem-se para a formação do gestor de processos tecnológicos.

O curso de Engenharia de Produção Civil dirige-se tanto para a capacitação em projetos e execução como para o aumento da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços gerados no processo de seu desdobramento. É possível que o engenheiro de produção ocupe-se mais de planilhas de custos e de rendimento do trabalho, em que deve levar em conta as especificidades tecnológicas, do que com desenhos de plantas, cálculos estruturais e com o dia-a-dia da obra, em que teria que avaliar se a execução está de acordo com o que foi projetado ou adequando o projeto a obstáculos que surgem em sua execução.

Avalie o que pretende e se possível visite construtoras para conversar com profissionais das duas formações. Munido de mais informações você se estará qualificando para um boa tomada de decisão.

– Guia de Profissões: Engenharia de Produção

– Guia de Profissões: Engenharia Civil