logo-ge

Qual é a origem e em que época surgiu a profissão de psicólogo?

Orientador profissional esclarece

Os primeiros pensadores a se envolver com questões relacionadas à psicologia foram os filósofos gregos clássicos, por volta de 200 anos A.C. Nos séculos seguintes a filosofia ocupou-se dos assuntos "da alma humana". Apenas com as transformações na racionalidade (a forma de pensar e representar a realidade) pós iluminismo, a partir da "revolução científica" dos séculos XVIII e XIX, com a definição de novos campos de saber, criaram-se condições para o surgimento de uma ciência psicológica. Outros fatores que contribuíram foram a crescente preocupação com os enganos da razão (que substitui gradativamente as crenças religiosas na tentativa de compreensão da realidade) e a construção da idéia de "indivíduo" (própria às necessidades do capitalismo que estava se consolidando.

Como marco simbólico, tem-se 1879, ano em que foi criado um laboratório de pesquisas em psicofísica na Alemanha.

No Brasil a psicologia teve dois caminhos de entrada: no início do século XX pelos cursos de formação de professores e de pedagogia; alguns anos mais tarde pela "psicologia industrial", como a maior industrialização dos centros urbanos.

Os primeiros cursos de formação específica em psicologia datam da década de 1.950. Em 1.962 a profissão foi regulamentada por lei federal você pode conhecê-la acessando o site http://www.pol.org.br do Conselho Federal de Psicologia. Neste site você também terá maiores informações sobre a ciência e a profissão em psicologia.