A minha vida inteira eu pensei em fazer Medicina, mas quando cheguei ao Ensino Médio e comecei a estudar física, eu me apaixonei e na hora de decidir qual faculdade fazer, optei por Engenharia Mecânica. Apesar da escolha, hoje tenho dúvidas se estou no caminho certo, pois sinto falta de estudar matérias ligadas à Medicina, como anatomia. Será que eu errei em trocar uma ideologia de vida inteira, por uma paixão de escola?Enviado por Cecília Mouta
Durante a vida o ser humano desenvolve vários interesses e paixões, afinal ele está sempre em transformação. Nem sempre é possível sintetizar os diversos interesses no campo profissional, o que não significa que se deve deixá-las de lado. Além do exercício profissional, há diferentes formas de contemplá-los, como estudos livres ou atividades de lazer, por exemplo.
A verdadeira escolha envolve conflito entre opções que encantam com a mesma força. Para ajuda-la nessa escolha, tente se conhecer ao máximo. Faça uma análise sobre a origem desses seus interesses. Além disso, tente analisar os valores pessoas que quer alcançar com a sua profissão, conheça as atividades profissionais que vai desenvolver na carreira de interesse.
Também é importante obter o máximo de informações sobre os cursos pretendidos. Ao fazer isso, você vai perceber, por exemplo, que o curso de Medicina vai muito além de estudos de anatomia, bem como o de Engenharia Mecânica não se resume ao estudo detalhado do conhecimento em física.
Feitas as análises indicadas, chega o momento em que se deve assumir com coragem e responsabilidade ganhos e perdas que a escolha determina. Faça tais análises e construa um projeto de vida, tendo como primeiro passo a escolha corajosa da profissão a construir.
Leia mais:
– Será que Medicina é o curso certo para mim? Faça o teste
– Engenharia Mecânica pode ser uma boa escolha?