Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Qual é o melhor curso para quem tem pouco tempo para estudar?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 6 ago 2012, 15h50

Nos últimos seis anos venho procurando um rumo profissional para mim. Passei já por duas faculdades e por dois cursos. Queria me dedicar mais ao curso, mas tenho que trabalhar, pois não tenho apoio financeiro da minha familia, mesmo cursando em faculdade pública. Nunca terminei nenhum dos cursos e já estou cansada de tentar. Vou iniciar um terceiro curso de menor duração para ter o diploma logo. Qual vocês me indicam? Já passei por Engenharia de Alimentos e de Software. Sou uma pessoa que busca excelência sempre, mas tenho pouco tempo para me dedicar.
Enviado por Thayllane Pimenta Garcia Neves

Não ficou claro em sua pergunta se as interrupções dos dois cursos se deveram a falta de recursos econômicos, já que se apenas esse fosse o motivo o mesmo curso escolhido anteriormente poderia ser retomado.

– Máquina de Profissões: Faça o super teste profissional do Guia e descubra o seu perfil

Falta de recursos financeiros é de fato um dos fatores que limitam a as escolhas profissionais. Diante desse tipo de obstáculo pode-se realizar planejamentos que envolvam o investimento maior de tempo e preparo para o ingresso em universidades públicas. Para a manutenção durante a realizaçao do curso os estudantes podem se valer de possibilidades como a execução de tarefas remuneradas sem vínculo de trabalho, o trabalho de monitoria e de iniciação científica e o amparo de órgãos de assistência social e de moradia da universidade.

Uma alternativa é o financiamento ou o custeio parcial ou integral promovidos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Buscar um curso de menor duração, tais como os tecnológicos em comparação com os bacharelados como foi o caso dos dois cursos anteriores, pode ser também uma opção. Considere, no entanto que este não pode ser o único critério. Verifique se há identificação com a área, conheca as várias alternativas de cursos, conheça as expectativas quanto a remuneração e outros aspectos como ambiente de trabalho, tipo de relacionamento e contato com outras pessoas etc.

Há variada oferta de cursos tecnológicos na área de informática. No campo ligado à engenharia de alimentos seria necessário conhecer seus interesses específicos para indicar opções. Aliás, esta deve ser uma tarefa central em sua nova escolha: avaliar o que a levou às escolhas anteriores, que nível de conhecimento das profissões e de reflexão sobre si própria você detinha. Invista tempo e energia nesta avaliação para que a nova escolha conquiste força que contribua para a superação dos desafios que terá que encarar.

Leia mais:
– Será que você está preparado para entrar na faculdade?
– Você consegue lidar com as pressões até o vestibular?


– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?

Continua após a publicidade
Publicidade