logo-ge

Qual o curso indicado para quem quer trabalhar com sistemas de informação?

Orientador profissional esclarece

Para quem deseja trabalhar na área de sistemas de informação, quais os cursos mais indicados? Quais os principais na atualidade?
Enviado por Hellen Picarte

Esta é uma área realmente ampla. Há formações diversas, que vão desde cursos tecnológicos (que diplomam profissionais em dois a três anos) até os bacharelados (de quatro a cinco anos) como Ciências da Computação e Engenharia de Software.

O Guia do Estudante apresenta boas descrições de cada carreira neste campo. Pesquise as diversas possibilidades, incluindo seus interesses específicos. Saber quais são as atividades principais na atualidade é relativo. Há fatores a considerar, como os movimentos da macroeconomia que determinam questões como investimentos e disponibilidades financeiras de grandes empresas, aportes de empresas estrangeiras e políticas públicas que gerem crescimento econômico.

Outro fator a considerar é qual o critério que você utiliza para elencar as prioridades sobre a profissão: empregabilidade, remuneração a curto prazo, construção de carreira a médio e longo prazo, etc. Pense também que questões como valorização da mão-de-obra e status social são históricos, ou seja, em quatro ou cinco anos muita coisa pode mudar. Nesse sentido, considere a construção de uma carreira bem consolidada em razão de interesses claros e bem determinados.