Olá, meu nome é Laís. Gostaria de saber qual é o melhor curso a se fazer: Farmácia ou Biomedicina? Qual a diferença entre os dois cursos? Para qual dos dois o campo de emprego é mais amplo no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, e qual dos dois vale mais a pena fazer?Enviado por Laís Rebeca
A formação em Farmácia permite o exercício de diferentes atividades. Pode-se citar a formulação de cosméticos e produtos de higiene em indústrias; controle da qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos utilizados na indústria alimentícia a partir de órgãos de vigilância sanitária; pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, bem como controle da produção de outros já existentes; orientação de clientes em drogarias e acompanhamento de pacientes internados e em regime de medicação de longa duração, assessorando o corpo médico hospitalar.
O curso concentra disciplinas ligadas à biologia e química.
O curso de Biomedicina também concentra conhecimentos ligados a essas duas áreas. Disciplinas como anatomia, fisiologia, microbiologia e o estudo do sistema imunológico são alguns exemplos. Há muitas aulas práticas em laboratório de análises clínicas e de investigação de processos bioquímicos presentes no cotidiano profissional.
O biomédico pode atuar em várias áreas, apesar de o maior foco de concentração profissional ainda estar nos laboratórios de análises clínicas. Outras áreas são pesquisa de microrganismos e de medicamentos, análise de contaminação de alimentos, perícia criminal e estudos de células para a prevenção de doenças como o câncer.
No campo do estudo de agentes que levam a doenças e pesquisa de novos medicamentos, os dois profissionais podem atuar em conjunto.
Pesquise as grades curriculares dos cursos.
Para dados sobre mercado trabalho das duas profissões o Rio de Janeiro, consulte o site www.salariometro.sp.gov.br e coloque os filtros necessários na busca.
Leia mais:
– Vídeo: Como é o cotidiano de alguém que fez Farmácia?
– Vídeo: Conheça a vida de uma pessoa formada em Biomedicina
– Conheça as 19 profissões da área de saúde