logo-ge

Qual o melhor curso para estudos de comportamento?

Orientador profissional esclarece

Ultimamente, tenho me interessado pelas áreas de estudos comportamentais, sejam os sociais ou os psicológicos, e tenho muita dúvida de qual curso fazer. Já considerei Ciências Sociais, Filosofia e Psicologia, mas ainda tenho muita dúvida em qual deles seria o ideal pra mim. Gostaria de saber qual o melhor curso para mim.
Enviado por Stefhany

O cientista social pesquisa e desenvolve de novos conhecimentos relacionados ao funcionamento da sociedade, ou seja, à compreensão da dinâmica de grupos, organizações e instituições sociais. Pesquisa e analisa aspectos políticos, econômicos, culturais, próprios a cada sociedade.

O cientista social escolhe uma entre três habilitações possíveis: Sociologia, Ciências Políticas e Antropologia. Há também áreas específicas nas quais pode se especializar, tais como: sociologia da educação, das relações de gênero, do trabalho, da violência, questões indígenas etc.

A formação em Psicologia contempla o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados a todos os processos mentais, como a aprendizagem, a percepção, a relação entre a subjetividade e as determinações sociais, o desenvolvimento da inteligência, a avaliação de características psicológicas e de capacidades e potenciais mentais, a construção e as características de personalidade dos seres humanos, a identificação de habilidades desenvolvidas e/ou obstáculos para a execução de atividades, entre outros.

O filósofo é o pensador que se debruça sobre questões da ética (o bem e o mal), estética (o “belo”), epistemologia (formas e natureza da produção de conhecimento) e da política. A partir da especulação e da argumentação, o filósofo busca destrinchar a natureza e as condições das ideologias, dos valores humanos, da “verdade”, das ciências, das relações humanas.

As três profissões e formações estudam o ser humano e sua sociedade sobre aspectos diferentes. Infelizmente os cursos, no Brasil, são muito compartimentados e fragmentados. Se você analisar a grade curricular dos três cursos, vai perceber que existem matérias de um nos outros. Converse com professores e alunos dos cursos para clarear mais seu interesse e pense o que você pretende fazer com este conhecimento (ensinar, tratar, pesquisar, etc).

Leia mais:
– TESTE: Psicologia é a carreira certa para mim?
– TESTE: Ciências Sociais é para mim?