logo-ge

Qual o melhor curso para mim: História ou Design Gráfico?

Orientador profissional esclarece

Não sei que curso escolher, o de História me dará uma ótima formação intelectual e será a base para as novas escolhas. Já o curso de Design Gráfico me deixará desenhar e criar e desenvolver coisas legais, mas não tem na universidade de Maringá. Eu não sei qual valerá mais a pena. O que faço?
Enviado por Carolina Mariano

Sua opção pela formação em História não está vinculada diretamente ao exercício profissional posterior. O curso tem duração média de quatro anos e tem caráter profissionalizante, com forte orientação para a formação do pesquisador. O que você denomina "formação intelectual" também ocorre, mas outros cursos podem lhe propiciar o mesmo. Há opção inclusive por cursos livres (não de graduação) ou mesmo cursos de extensão durante a graduação em outra área que podem ampliar esta formação básica, de caráter mais humanístico.

Quanto a sua outra opção, pelo curso de Design Gráfico, considere a possibilidade de viabilizá-la em outra cidade. Isso envolve negociação com a família, planejamento quanto a custos, moradia, rotina de estudos e decisões que passam por questões emocionais ligadas ao enfrentamento de novos desafios e de afastamento parcial da rotina cotidiana e dos amigos atuais.

É importante que você avalie quais valores a orientam em relação à graduação, o que você busca realizar, "em quem" deseja se transformar. Estas são decisões pessoais, ou seja, você é quem pode concluir o que mais "vale a pena" depois de refletir sobre si mesma e de buscar o maior número de informações sobre as profissões e sobre o contexto do trabalho em nossa sociedade.

Leia mais:
– Design Gráfico é a melhor escolha?
– Quem é você no dia do vestibular?
– Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?