Acabei de passar em Engenharia Civil na Uff, mas acho que passo para Arquitetura também. Meus pais querem que eu faça Engenharia por causa do prestígio e eles acreditam que o mercado de trabalho é mais “fácil”. Eu queria trabalhar mais voltada para o Design de Interiores, por isso pensei primeiro na Arquitetura, por causa da questão estética. Eu não gosto de Química e Física, então estava tendendo para Arquitetura também por causa disso. Mas a questão do mercado de trabalho me fez voltar para Engenharia, e acredito que consiga trabalhar com Design de Interiores fazendo Engenharia.
Bom, eu estou perdida e nervosa e com medo (igual a todo mundo). Não consigo encontrar informações sobre o mercado de trabalho comparando as duas profissões e não sei o que fazer. Será que a Engenharia está tão distante da estética quanto eu penso? Será que é realmente mergulhada em Química e Física como eu temo? Será que eu consigo me sustentar com arquitetura?
Laysa Coriolano
Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results
Olá, Laysa!
Parabéns pela aprovação no vestibular! Tanto no curso de Engenharia Civil quanto no curso de Arquitetura e Urbanismo existe uma carga de disciplinas da área de Exatas e Humanas. Química e Física não seriam as áreas de grande aprofundamento. Matemática, cálculos, métodos são muito mais.
Os dois cursos têm muitas similaridades e diferenças entre si. Recomendo que você assista a uma semana de aulas de cada curso para verificar o que te brilha mais os olhos. Como você mesmo sabe o arquiteto e o engenheiro podem trabalhar em conjunto na construção civil, por exemplo.
Porém, considere que: se você é mais criativa, expansiva, estética e inovadora, Arquitetura seja mais seu perfil. Já se você é mais analítica, racional, matemática, vá para Engenharia. Esse pode ser um bom ponto de partida para você entender o que pode parecer mais com você.
O que é importante? Que você siga aquilo que gosta. Entendo que você não quer desapontar seus pais, porém quando fazemos aquilo que gostamos temos mais chances de nos destacar na carreira e encontrar oportunidades de atuação. Isso vai depender de seu talento, determinação e foco.
Boa sorte!
Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional
Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).