logo-ge

Quando tomo uma decisão em relação ao curso, ainda fico com dúvidas. O que eu faço?

Orientador profissional esclarece

Não sei que profissão escolher e às vezes, quando tomo uma decisão, ainda fico com dúvidas. O que eu faço? Como eu escolho a profissão certa?
Enviado por Cintia

Cintia: vamos discutir o tema da "tomada de decisão". Diante das escolhas que fazemos na vida, a maior dificuldade nem sempre está na falta de informação sobre as alternativas. Na maioria dos casos, o mais difícil é sentir que, ao escolhermos uma opção, todas as outras são eliminadas.

Quando pensamos na escolha de uma profissão, além de imaginarmos o que vamos fazer, criamos expectativas sobre quem iremos ser (como será nossa vida, com que tipo de pessoas vamos nos relacionar, como seremos vistos pelos outros, que desafios iremos enfrentar, quanto dinheiro ganharemos, etc). Dessa forma, ao "perdermos" as opções não escolhidas, sentimos que deixaremos de realizar um grande conjunto de desejos e de projetos.

Para começar seu percurso rumo à escolha, busque informações abrangentes sobre as profissões, mas não tente se "encaixar" totalmente em uma ou outra. Comece identificando quem você pretende ser de forma geral. À medida que for adquirindo conhecimento sobre as profissões, você vai perceber que não precisará descartar boa parte do que você projeta para si ao eliminar alternativas profissionais.