Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Que curso devo fazer para trabalhar na área de Segurança Pública?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h35 - Publicado em 2 Maio 2012, 14h05

Olá! Quero ingressar na área de Segurança Pública, porém estou em dúvida se começo cursando Direito ou Segurança Pública. De qualquer forma vou cursar os dois, só não sei por qual devo começar. Grato!
Enviado por Felipe Dutra

Sua escolha depende do grau de definição quanto à carreira em segurança pública. A formação em ciências jurídicas é generalista, ou seja, o bacharel em Direito pode ingressar via concurso na carreira de delegado e assim iniciar seu caminho em segurança pública; mas pode também prestar o exame da ordem dos advogados e, se aprovado, advogar em qualquer área como direito tributário, de família, civil, criminal etc.

A graduação em Segurança Pública capacita diretamente o profissional em questões relacionadas às demandas cotidianas policiais e militares, complementada por formação humanística. O curso tem duração de 3 a 4 anos. Depois de formado o profissional pode ingressar por meio de concurso público em órgãos ligados à área, ou seja, secretarias de segurança e de justiça, corpo de bombeiros, defesa civil e polícias militar e civil. Pode também ingressar nas forças armadas, em que o bacharelado em Segurança Pública pode significar o ingresso na carreira de oficial.

Outras graduações também têm lugar na área, como Ciências Sociais. Informe-se nos órgãos públicos de seu interesse como são estruturadas as carreiras internas; isso o auxiliará a escolher a graduação inicial. Considere também que ao invés de buscar uma segunda graduação você poderá realizar especializações e mestrados profissionais ou stricto senso que complementem a graduação inicial. Uma pesquisa em sites de busca podem ilustrar estas possibilidades.

Continua após a publicidade

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) oferece cursos de capacitação em Segurança Pública por meio de ensino a distância (EAD) para policiais civis, militares, bombeiros, guardas municipais, agentes penitenciários, policiais federais e rodoviários.

VEJA TAMBÉM

– Teste: Direito é o melhor curso para mim?

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade