logo-ge

Que curso me daria um retorno imediato após eu me formar?

Orientador profissional esclarece

Tenho 17 anos, sou aluna de escola pública e não estou muito bem financeiramente. Estão todos me pressionando para saber que carreira vou seguir e não sei em que posso me profissionalizar. Sou muito boa com as palavras, porém a pressão me trava. Gostaria de saber qual curso pode me dar retorno imediato ao sair da faculdade.
Enviado por Lizandra

Não há informações em sua pergunta que permitam indicar áreas específicas de atuação. Ser “boa com as palavras” pode ser uma habilidade necessária para várias profissões, senão todas.
As limitações de ordem financeira são um dos elementos que podem diminuir a liberdade de escolha de uma carreira. Realizar uma graduação em Engenharia ou Medicina, por exemplo, envolve quase sempre estudar em período integral, o que praticamente impede a possibilidade de geração de renda durante os estudos.

Como você ainda está no ensino médio, é possível complementar seus estudos regulares em cursos de formação técnica (procure se informar junto à Secretaria de Educação de seu município quais as modalidades de ensino técnico estão disponíveis na região).

Outra opção para o ingresso mais rápido no mercado de trabalho são os cursos superiores na modalidade tecnológica (que tem duração média de 2 anos). Eles são dirigidos a necessidades específicas de certos setores do mercado de trabalho; podem, no entanto representar certo limite quanto ao desenvolvimento posterior da carreira (m comparação à modalidade bacharelado (de 4 a 6 anos). Você pode pesquisá-los na sessão “profissões e universidades” deste site. Pode também obter mais informações sobre a natureza da formação em cursos tecnológicos consultando outras respostas já publicadas na sessão “consulte o orientador”.

De toda forma, para ampliar sua liberdade de escolha, considere também que há meios para construir projetos de formação que superem pelo menos em parte os obstáculos colocados pelas condições sócio-econômicas, como programas de financiamento ou bolsas de estudos (PROUNI, FIES), busca por boa preparação pré-vestibular para ingresso em uma universidade pública e gratuita, portanto.

Não há como indicar uma área profissional que lhe dê certeza de um rápido ingresso no mercado. De certa forma, mesmo em profissões cujo mercado possa estar em situação menos confortável, elementos como boa formação, realização estágios, construção de uma boa rede de contatos entre outros podem propiciar o início de carreira na área de seu interesse.

Finalizando, não foque apenas sua “escolha” nas possibilidades de ingresso rápido no mercado. Identifique seus interesses, pesquise todas as profissões disponíveis. A partir da identificação da área pela qual você realmente se interesse, construa então as estratégias para superar as limitações apontadas em sua pergunta.

Leia mais:
– TESTE: Qual Engenharia combina com você?
– Que curso na área de Humanas dá dinheiro?