logo-ge

Que curso posso fazer para trabalhar com a edição de mangás?

Orientador profissional esclarece

Boa tarde! Gostaria de saber qual o curso mais aconselhado para se trabalhar em uma editora de mangás (como a JBC por exemplo), tanto referente à tradução quanto à edição desse material. O curso de Letras seria apropriado?

Enviado por Karen Regina

O campo da produção editorial traz diversas variáveis a serem analisadas. Há uma multiplicidade de atividades que vão desde a seleção de textos (o que requer amplo conhecimento dos temas a serem publicados) até o domínio de estratégias de marketing, passando por conhecimentos técnicos relacionados a tradução, diagramação e impressão.

Profissionais como formação em Produção Editorial, Letras, Tradução e Interpretação, Jornalismo e Design Gráfico participam do processo. Não há uma profissão única, que detenha exclusividade em função da ausência de regulamentação específica.

Cada graduação permite o exercício de outras atividades não relacionadas à edição e deve portanto ser analisada em si. Nesse sentido é importante que você identifique que tipo de atividade mais lhe atrai (revisão de textos, tradução, produção gráfica, análise de mercado) e as relacione com as formações citadas acima (que você deve pesquisar).

Cursos “livres” (não regulamentados pela legislação educacional brasileira) em língua estrangeira (no caso japonês), sobre a cultura própria da expressividade por meio de mangás a animes podem contribuir para o ingresso na área.

Leia mais:
– Veja 10 profissões para quem gosta de desenhar
– Saiba mais sobre o curso de Produção Editorial
– Conhea a carreira e o curso de Design