Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Que profissões se relacionam com anatomia, além de Medicina?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 27 Maio 2013, 18h09

Eu amo biologia, mas tenho medo de fazer Medicina. Existem outras áreas que se relacionam à anatomia?

Enviado por Manu Dantas

Inicialmente, é importante que você reflita sobre seu “medo” de cursar Medicina. A que se deve? À acirrada concorrência no vestibular? Às exigências quanto ao estudo prolongado e intenso? Ao receio em ter que lidar com situações que envolvem sofrimento? Ao medo de lidar com situações emergenciais ou que “envolvam sangue”?

– Saiba tudo sobre o curso de Medicina

Seja qual for(em) o(s) motivo(s) identificados, procure aprofundar suas informações sobre o curso e sobre o exercício profissional em Medicina. Entreviste médicos e investigue a grade curricular do curso. Por exemplo: há especialidades médicas em que praticamente não há situações de contato com pacientes em situação crítica ou que envolvam lidar com sangue. Preparar-se para o vestibular envolve muito empenho, mas é possível superar dificuldades, mesmo que demore mais que um ano para conquistar uma vaga.

Não há indicação em sua pergunta sobre a fonte ou sobre características específicas quanto a seu interesse por anatomia. O estudo da estrutura dos organismos vivos é um conhecimento necessário para várias profissões, como Fisioterapia, Biomedicina, Educação Física, Engenharia Biomédica, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Ciências Biológicas, Quiropraxia, Odontologia, Farmácia, Psicologia.

Observe, portanto, que há várias aplicações ao estudo da anatomia, bem como objetivos e contextos diferentes para sua utilização. Nesse sentido, pesquise as profissões indicadas e considere outras variáveis como perspectivas de remuneração, ambiente de trabalho, estrutura dos cursos e funções sociais para um panorama mais abrangente que inclua seus interesses.

Leia mais:
– Fisioterapia é uma boa ideia?
– Enfermagem é o que eu quero?
– Você se identifica com Fonoaudiologia?

Continua após a publicidade
Publicidade