Quero abrir uma empresa. Pensei em fazer Administração de Empresas, mas fiz o teste vocacional e deu “sinal vermelho”. Eu me dou bem com Humanas e Exatas, mas não me interesso muito pelas matérias oferecidas pelo curso. Qual carreira iria me oferecer uma base de conhecimentos para que eu pudesse abrir a empresa?
Enviado por Angela Akemi
Uma diretriz indicada por todos os especialistas em empreendedorismo é que alguém que queira se tornar um empresário tenha domínio do “objeto” de seu negócio. Em outras palavras, se alguém quer abrir um restaurante, deve conhecer como funciona a escolha de bons produtos, como se realiza os processos próprios a seu cozimento, como se cativa um cliente nesse campo, qual o perfil de trabalhadores como cozinheiros, maitres, garçons em que deve se apoiar, entre outras variáveis. O mesmo vale para qualquer tipo de empresa, dentre as infinitas possibilidades que o mercado oferece.
O curso de Administração pode fornecer boas referências para o planejamento e o controle do funcionamento de uma empresa. No entanto, o domínio de conhecimentos referentes ao setor do empreendimento tem o mesmo ou maior peso para o sucesso comercial. Nesse sentido, pesquise as profissões que contenham um maior número de atrativos para você e procure relacioná-las a áreas promissoras no campo dos negócios – o que pode ser realizado por meio de revistas especializadas, encontráveis em bancas de jornal ou na internet.
Observe que um médico pode ser dono de uma clínica, um psicólogo de uma consultoria em recursos humanos, um engenheiro mecânico de uma empresa de manutenção de equipamentos de grande porte, um publicitário de uma consultoria em marketing, um farmacêutico de uma rede de farmácias de manipulação, só para dar alguns exemplos.
Conheça, para começar, os cursos livres oferecidos pelo SEBRAE que ajudam a planejar e desnvolver um empreendimento.
Leia mais:
– TESTE: Administração é a melhor opção?
– Dez fatos sobre o curso e a carreira de Administração