Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quero Economia, mas testes vocacionais apontam para Biológicas

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 21 jun 2017, 17h40 - Publicado em 11 ago 2016, 18h10

Estou cursando ensino médio e Técnico em Contabilidade, e quero fazer faculdade de Economia. Mas fiz um teste vocacional na internet e deu Ciências Biológicas, ou seja, totalmente contraditório ao que desejo. Qual seria a melhor forma de descobrir se devo mesmo seguir na área de Economia?
Enviado por Cintia

Os testes vocacionais têm um caráter limitado na orientação de quem está em processo de escolha. Considere que eles não trazem nenhuma informação sobre a estrutura dos cursos, as atividades que podem ser realizadas, possibilidades de desenvolvimento na carreira, análise do contexto social e econômico em que determinada profissão se insere. Os testes em geral não exploram sua condição socioeconômica, a dinâmica do trabalho em nossa sociedade, desafios que você queira se propor e dificuldades que deseja superar, o aprofundamento das imagens profissionais com as quais você já teve contato.

Estes são elementos de primeira importância a serem refletidos durante o processo de escolha. Você deve buscar tais informações e fazer as reflexões apontadas para que sua escolha seja baseada no maior número possível de variáveis. E escolher é fundamentalmente poder interferir no futuro, em seu futuro. Escolher uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você quem deve construir esta resposta a partir de muita reflexão.

>> Qual a diferença entre os cursos de Economia e Ciências Contábeis?

Continua após a publicidade

Para identificar a profissão que poderá realizar suas expectativas e interesses construa um processo fundamentado. Informe-se sobre todas as profissões – e não apenas Economia ou Ciências Biológicas – na seção Profissões e Universidades deste site e descarte aquelas que estão bem longe de seus interesses.

O segundo passo é avaliar sua história pessoal no sentido de que valores vocês traz consigo, que experiências foram positivas ou trouxeram desafios que você deseja superar, que contatos com profissões você já teve e como você os avalia. Inclua nesse processo a questão de dar ou não continuidade à área de sua formação técnica (é uma “escolha” ou apenas uma forma de dar seguimento ao que já foi iniciado?)

>> Qual o curso certo para mim, Engenharia de Produção ou Economia?

Busque então se informar sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade, principalmente em relação às profissões que estejam disputando sua escolha: variações da economia, os projetos políticos em jogo, desenvolvimento de novas tecnologias, remuneração média são alguns dos elementos a serem considerados

Escolher uma profissão é um processo complexo. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões expostas. Depois de refletir sobre você mesmo, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos que correrá com confiança e conscientemente.

Continua após a publicidade
Publicidade