Tenho interesse em fazer um curso que trabalhe e estude o corpo humano, já que gosto de esportes e academia. Me interessa a área de Fisioterapia, Nutrição e Educação Física, mas me preocupo bastante com o mercado de trabalho e piso salarial, e até mesmo da evolução na profissão.
Enviado por Caroline
O mercado de trabalho, é importante que se frise, tem movimento: às vezes em alta, às vezes em baixa em função de múltiplos fatores. Fatores macro e micro-econômicos são os mais importantes, mas há outros que participam disso.
Pouco tempo atrás o mercado da Educação Física se restringia a escolas e agora existem outras possibilidades de atuação. Academias, personal trainers ampliaram sobejamente a presença deste profissional na vida das pessoas.
A Fisioterapia, que antes apenas atuava em recuperação, amplia sua intervenção atuando em outras áreas como preparação e recuperação de atletas, prevenção de doenças profissionais. O mesmo se pode falar de Nutrição.
Além de observar o mercado de trabalho é importante que se pense sobre o campo de trabalho, isto é, as áreas de atuação já conhecidas, além de prospectar novas possibilidades que começam a dar sinais no presente momento.
>> Como é o mercado de trabalho em Fisioterapia?
Profissões que não se transformam em função das novas tecnologias, novas tendências, situações econômicas, políticas e sociais acabam por se tornarem obsoletas e terminam na extinção. Ao que parece, não é o caso das três profissões que você citou.