logo-ge

Quero fazer Ciências da Computação, mas não gosto de matemática. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Eu gostaria de fazer faculdade de Ciências da Computação. Gosto muito de tudo que utiliza a tecnologia, mas tenho dificuldades com matemática e física. O que eu devo fazer? Mudar de curso?
Enviado por Vinicius Rocha Guimarães

A graduação em Ciência da Computação baseia-se em disciplinas ligadas a cálculo e a modelos matemáticos. Conhecimentos de física, em especial ligados à eletricidade, são importantes.

Você deve avaliar os motivos que o levam a essa escolha: você tem clareza de como ocorre o exercício das atividades nessa área? Conhece outras profissões ligadas à informática? Seu interesse por informática faz dela uma atividade fim ou pode ser apenas instrumental, isto é, você pretende construir sistemas e softwares ou se interessa pelo uso do computador como ferramenta para otimizar determinadas tarefas? Neste último caso, várias outras profissões poderiam contemplar suas expectativas.

Dificuldades quanto a determinados conteúdos não são totalmente impeditivas dentro de uma profissão. Exigem maiores esforços e dedicação. Neste caso, no entanto, o volume e a intensidade dos conhecimentos em que você identifica dificuldades são muito grandes. Avalie o desafio disposto e considere se o investimento de tempo e energia seria compensador. Procure simultaneamente identificar os motivos dessa escolha bem como ampliar o leque de opções com outras profissões.

Leia mais:
– Ciência da Computação é a escolha ideal para você?


– Os 11 melhores cursos de Ciência da Computação do Brasil


– Conheça as 13 carreiras de Ciências Exatas e Informática