logo-ge

Quero Engenharia Aeronáutica, mas entendo pouco de aviões

Orientador profissional esclarece

O engenheiro aeronáutico é o profissional responsável pelo projeto, desenvolvimento e gerenciamento da construção de aviões, helicópteros, foguetes e satélites. Pode também trabalhar no gerenciamento de reformas e construções de aeroportos e no controle do tráfego aéreo.

Em função da ampliação do acesso aos vôos, necessidade de atualização e ampliação dos aeroportos, intensificação do uso de helicópteros, as companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e consultorias na área têm aumentado a procura por este profissional. Há poucos cursos de formação no Brasil (consulte a seção “onde estudar”).

>> Como é a carreira de Engenharia Aeronáutica?

O conhecimento dos fenômenos físicos é fundamental nesta graduação, tais como sobre mecânica, aerodinâmica, eletrônica, cálculo estrutural, resistência dos materiais, dinâmica dos fluidos. “Conhecer aviões” não é um pré-requisito; no entanto, como em qualquer outra profissão, o interesse pelo tema central a que ela se dedica é fundamental. Nesse sentido é importante que você avalie a origem de seus interesses, bem como pesquise sobre aeronaves de forma a realizar uma escolha mais consciente.