Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quero fazer Engenharia Civil fora do Brasil. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 17 ago 2017, 18h14 - Publicado em 25 jun 2015, 15h37

Quero me formar em engenharia Civil, mas quero uma faculdade que seja reconhecida fora do país. Seria mais vantajoso começar a estudar aqui e fazer pós-graduação fora, ou já começar a faculdade em outro país, mesmo?

Enviado por Allison

Não fica claro em sua pergunta se depois de formado ou pós-graduado você gostaria de trabalhar no Brasil ou no exterior. No caso de querer trabalhar no exterior, iniciar já a graduação fora seria mais aconselhável. Isso porque durante a graduação você já pode ir se adaptando à cultura e à língua, além de construir relações que podem lhe abrir portas posteriormente no mercado de trabalho.

Fique ligado!

Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.

Outro fator importante é que cada país (e cada estado, como é o caso dos Estados Unidos) possui legislação própria para a validação de graduações feitas em outros países, bem como para o fornecimento de vistos de trabalho. Se você pretende realizar a graduação no Brasil, é importante que pesquise quais são as exigências e o processo de validação de diploma no país de destino. De toda forma, a realização de graduação em uma universidade de excelência no Brasil é um fator diferencial.

Se você pretende trabalhar no Brasil, saiba que ocorre o processo inverso. Se realizar a graduação no exterior, terá que validar seu diploma no Brasil. Para se informar como ocorre essa validação, você pode entrar em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de sua região. Realizar a graduação no Brasil e buscar uma pós de seu interesse – no Brasil ou no exterior – é mais produtivo, pois inclusive lhe permitirá a realização de estágios e o estabelecimento de contatos importantes para sua carreira.​

  • Continua após a publicidade
    Publicidade