Quero me formar em engenharia Civil, mas quero uma faculdade que seja reconhecida fora do país. Seria mais vantajoso começar a estudar aqui e fazer pós-graduação fora, ou já começar a faculdade em outro país, mesmo?
Enviado por Allison
Não fica claro em sua pergunta se depois de formado ou pós-graduado você gostaria de trabalhar no Brasil ou no exterior. No caso de querer trabalhar no exterior, iniciar já a graduação fora seria mais aconselhável. Isso porque durante a graduação você já pode ir se adaptando à cultura e à língua, além de construir relações que podem lhe abrir portas posteriormente no mercado de trabalho.
Para estudar fora, você provavelmente vai precisar comprovar a sua proficiência na língua em que fará o curso. O Guia do Estudante tem uma plataforma para te ajudar a tirar o certificado de Inglês! Conheça clicando aqui.
Outro fator importante é que cada país (e cada estado, como é o caso dos Estados Unidos) possui legislação própria para a validação de graduações feitas em outros países, bem como para o fornecimento de vistos de trabalho. Se você pretende realizar a graduação no Brasil, é importante que pesquise quais são as exigências e o processo de validação de diploma no país de destino. De toda forma, a realização de graduação em uma universidade de excelência no Brasil é um fator diferencial.
Se você pretende trabalhar no Brasil, saiba que ocorre o processo inverso. Se realizar a graduação no exterior, terá que validar seu diploma no Brasil. Para se informar como ocorre essa validação, você pode entrar em contato com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de sua região. Realizar a graduação no Brasil e buscar uma pós de seu interesse – no Brasil ou no exterior – é mais produtivo, pois inclusive lhe permitirá a realização de estágios e o estabelecimento de contatos importantes para sua carreira.