logo-ge

Quero fazer Farmácia, mas não sou boa em química. Devo tentar o curso?

Orientador profissional esclarece

Gosto da área de saúde e pretendo fazer Farmácia. Gosto de biologia, mas não me dou bem em química. Isso me prejudicará no curso? E como está o mercado para o farmacêutico?
Enviado por Adelane Brito

A formação em Farmácia permite o exercício de diferentes atividades. Pode-se citar: formulação de cosméticos e produtos de higiene em indústrias; controle da qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos utilizados na indústria alimentícia a partir de órgãos de vigilância sanitária; pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, bem como controle da produção de medicamentos já existentes; orientação de clientes em drogarias; acompanhamento de pacientes internados e em regime de medicação de longa duração, assessorando o corpo médico hospitalar.

– Devo fazer Farmácia ou Engenharia Química?
– Vagner Pin, diretor da Pfizer, dá dicas sobre o curso e a carreira de Farmácia
– Existe mais de um tipo de curso de Farmácia?

O curso concentra disciplinas ligadas a biologia e química. Disciplinas como químicas geral, orgânica, inorgânica e analítica, bioquímica e físico-química são fundamentais no curso. Os conteúdos estudados na graduação não são apenas extensão daqueles já estudados no ensino médio. Nesse sentido, todos os alunos se defrontam com conteúdos que para si são inéditos. Alguns podem encontrar maiores dificuldades que podem ser superadas pela formação de grupos de estudo, auxílio de colegas, orientação mais direta de professores, maior número de horas dedicadas aos estudos extra-aula. Pesquise a grade curricular do curso e avalie sua disposição para enfrentar este desafio.

Segundo o Guia do Estudante, o mercado tradicional das farmácias e drogarias encontra-se saturado. As melhores oportunidades encontram-se na área da pesquisa científica e desenvolvimento de cosméticos e em farmácias de manipulação. Considere que as projeções de mercado devem ser consideradas com cautela, pois há diversas variáveis que intervêm sobre elas, como o desenvolvimento de novas tecnologias, aumento da necessidade de serviços, busca de maior qualificação profissional. Procure conversar com profissionais experientes e com coordenadores de cursos de graduação para maiores informações sobre o estado atual do mercado e as possibilidades de ampliar suas chances.