Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quero fazer Nutrição, mas não tenho certeza se essa profissão vai trazer um bom retorno financeiro.

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h43 - Publicado em 17 jun 2013, 16h32

Pretendo cursar Nutrição, mas estou meio com o pé atrás. Sei que é uma das profissões mais concorridas do mercado de trabalho, então, gostaria de saber se essa é uma profissão em que eu terei um bom retorno financeiro futuramente e emprego. Me preocupo muito em ficar sem trabalhar na profissão que eu escolhi, quando eu terminar o curso.
Enviado por Jane

O nutricionista coordena a alimentação em instituições diversas como escolas, empresas, hospitais, spas, etc, visando uma alimentação saudável e de acordo com as necessidades das pessoas, inclusive aquelas que passam por dietas específicas em função de distúrbios hormonais, doenças do fígado, do estômago, diabetes, etc. Também supervisiona a qualidade e a preparação dos alimentos.

– Saiba tudo sobre a carreira e o mercado de trabalho de Nutrição

Há diversas variáveis que influem no mercado de trabalho, como oferta de vagas nas universidades, prestígio social que as profissões podem conquistar, desenvolvimento de novas tecnologias ou procedimentos, entre outras. A atração por determinada profissão é fundamental para o aumento da motivação, o que pode compensar remunerações não tão atraentes, bem com permitir que uma pessoa desponte em uma profissão e receba rendimentos maiores que a média de seus profissionais. No entanto o mercado de trabalho tem regras próprias, o que pode limitar as oportunidades mesmo ao profissional mais capacitado e motivado.

Dados oficiais do ministério do trabalho e Emprego, veiculados pelo site http://www.salariometro.sp.gov.br/ , revelam que nos últimos 6 meses houve no Brasil 5.479 contratações de nutricionistas com salário médio de admissão de R$ 1.867,00. Um fator que deve ser levado em conta é que os dados se referem aos salários médios. Profissionais que se destacam e que eventualmente assumam cargos de gerência recebem melhor remuneração. Há ainda que se considerar que o nutricionista pode estabelecer consultório próprio e trabalhar como autônomo, com remuneração e clientela variáveis.

Leia mais:
– Os 9 melhores cursos de Nutrição do País
– Como está o mercado de trabalho para quem cursa Nutrição?
– O profissional formado em Nutrição pode se tornar um chef de cozinha?

Continua após a publicidade
Publicidade