logo-ge

Quero fazer o curso Técnico em Meio Ambiente, mas ele é muito curto. Vou precisar de outra formação?

Orientador profissional esclarece

Pretendo fazer o curso Técnico em Meio Ambiente, mas ele só dura 11 meses. Vou ter algum problema futuro por causa disso? Vou precisar buscar outra formação depois?
Enviado por Francinei

Que tipo de “problema” você considera que poderia ter? Provavelmente esteja se referindo a dificuldade de encontrar emprego na área de formação técnica, ou de obter baixa remuneração por seu trabalho.

A preocupação com o meio ambiente e com o “desenvolvimento sustentável” (exploração racional dos recursos naturais com a preservação ou reposição dos mesmos) é um fato em boa parte das atividades econômicas atualmente.

Nesse sentido, oportunidades para profissionais que se dedicam essencialmente aos cuidados com o meio ambiente tem seu espaço no mercado de trabalho. Por outro lado, há várias formações a partir das quais estas questões podem ser atacadas, o que aumenta a competitividade.

Como tendência geral, o maior número de anos de estudos e o domínio maior da referências teóricas costumam garantir melhores oportunidades profissionais.

No entanto, nem sempre um órgão ou empresa está a procura de um profissional de maior qualificação, ou seja, suas necessidades podem estar relacionadas ao perfil próprio de um técnico. Estes são elementos próprios à dinâmica do trabalho em nossa sociedade que devem ser pesquisados por você.

De toda forma, se está é uma área de seu interesse, considere que a realização do curso técnico pode ser satisfatória para você e/ou permitir o rápido ingresso no mercado, sem impedir que outra formação (como Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Agronomia, etc) possa ser realizada posteriormente. Consulte o link “Meio Ambiente e Ciências Agrárias” da seção “Profissões e Universidades” deste site para conhecer as opções.

Leia mais:
– Conheça os 28 cursos de Meio Ambiente e Ciências Agrárias
– Saiba mais sobre o curso técnico de Gestão Ambiental