logo-ge

Quero fazer produtos de limpeza. Qual é a graduação indicada?

Orientador profissional esclarece

Tenho uma loja de produtos de limpeza e quero me formar para eu mesmo desenvolver meus produtos. Mas não sei qual faculdade fazer: Química, Cosméticos ou Processos Químicos?
Enviado por Raoni

Duas das três formações citadas habilitam o profissional a produzir e se tornar responsável técnico pela produção de produtos de limpeza (“saneantes” na linguagem técnica): o bacharelado em Química (com duração média de 4 anos) e o curso tecnológico em Processos Químicos (com duração de 2,5 a 3 anos). Não há um curso denominado “cosméticos”; há a formação em “Estética e Cosméticos” (que não se relaciona a produtos saneantes). A opção que talvez você queira ter apontado é o curso de Farmácia e Bioquímica (5 anos de duração), que também habilita o profissional na área. Há ainda o curso de Engenharia Química como opção.

Como visto, esta é uma área compartilhada por vários profissionais. É fundamental que você investigue as diversas formações, os conteúdos estudados e demais atribuições profissionais que cada uma propicia, inclusive por que cada uma delas possibilita outras áreas de atuação.

Por exemplo, a formação em Farmácia permite o exercício de diferentes atividades. Pode-se citar: formulação de cosméticos e produtos de higiene em indústrias; controle da qualidade de medicamentos, cosméticos e produtos utilizados na indústria alimentícia a partir de órgãos de vigilância sanitária; pesquisa e desenvolvimento de novos medicamentos, bem como controle da produção de medicamentos já existentes; orientação de clientes em drogarias; acompanhamento de pacientes internados e em regime de medicação de longa duração, assessorando o corpo médico hospitalar.

O curso concentra disciplinas ligadas a Biologia e Química. Disciplinas como Químicas Geral, Orgânica, Inorgânica e Analítica, Bioquímica e Físico-Química são fundamentais no curso.
O bacharelado em química (também denominado química industrial ou química tecnológica) tem como foco a realização de experimentos, análises e controles de produtos químicos, principalmente em laboratórios industriais.

Processos Químicos é um curso superior de modalidade tecnológica (2 anos e meio a 3). O curso conta com disciplinas básicas, como Cálculo, Álgebra linear, Estatística e Física, e as de formação específica, que são Química Geral, Orgânica, Inorgânica e Físico-Química. Veja uma possível grade curricular deste curso neste site.

Apenas os cursos reconhecidos pelos Conselhos Regionais de Química (CRQ) formam profissionais que podem se responsabilizar tecnicamente por fórmulas e processos ligados a produtos saneantes. Se este for o cursos de seu interesse, consulte o conselho de sua região. De toda forma, maiores informações sobre sua questão podem ser obtidas junto a este Conselho, bem como ao de farmácia (CRF).

Leia mais:
– Conheça as 13 carreiras de Ciências Exatas e Informática
– Engenharia Química é a melhor escolha?