Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Quero fazer Terapia Ocupacional. Essa área vale a pena?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h27 - Publicado em 8 out 2014, 18h19

Você não indica em sua pergunta os critérios para a avaliação de como essa profissão “valeria a pena” para você. A realização pessoal em uma profissão depende dos valores de cada um e dos objetivos que a pessoa pretende alcançar: remuneração, ambiente e ritmo de trabalho, tipo de intervenção sobre a sociedade, área de conhecimento em que se pretende aprofundar são alguns elementos que podem ser mais ou menos valorizados de acordo com a forma como cada pessoa orienta sua vida.

O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para promover a integração social de pessoas de qualquer idade cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-as de usufruir amplamente sua autonomia e cidadania. Para tal, estuda disciplinas ligadas à área da saúde física e psicológica e da área de humanas. Sua função básica, portanto é promover o bemestar físico, psíquico e social.

O trabalho do terapeuta ocupacional é prioritariamente clínico e é desenvolvido em clínicas, hospitais, centros de reabilitação, asilos, instituições geriátricas e psiquiátricas.

Para identificar condições de mercado e remuneração, consulte o site www.salariometro.sp.gov.br. Pesquise também os sites dos conselhos federal e regionais de fisioterapia e terapia ocupacional (COFFITO e CREFFITOs) e de associações da área.

Continua após a publicidade
Publicidade