logo-ge

Quero Geografia, mas estou insegura sobre ser professora. Posso seguir a carreira?

Orientador profissional esclarece

Quero cursar Geografia, mas estou insegura, pois os professores encontram várias dificuldades na profissão, desde o salário até as aulas em si. Será que é uma boa carreira a se seguir?
Enviado por Lorraine

A formação em Geografia pode formar o licenciado e / ou o bacharel. A licenciatura é a formação necessária para a regência de aulas no ensino fundamental e no médio. O bacharelado dirige-se para outro tipo de formação. O bacharel em Geografia encontra colocações em empresas ligadas à exploração de recursos naturais (mineração, recursos hídricos, petróleo). Outro campo em que pode atuar é o da geografia humana: análise da distribuição da população, seus hábitos, necessidades de consumo, movimentos que fazem em função das condições econômicas.

ONG’s contratam tais profissionais em função de sua natureza – ligadas ao meio-ambiente, ao estudo do deslocamento de populações, etc. Órgãos públicos (como o IBGE e o IBAMA) também abrem concursos que contemplam a necessidade de tais profissionais.

A “Geografia da saúde” é um dos setores que compõem a área da Geografia humana. Esta área da tem merecido mais atenção a cada ano por parte de pesquisadores em Geografia e pelo conjunto de profissionais que atuam no planejamento de ações na área da saúde. Isto ocorre por questões criadas tais como pela regionalização da saúde pública, aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS), caracterização de determinantes sociais e ambientais em epidemiologia, entre outras. Uma rápida pesquisa em sites de procura lhe oferecerá um bom panorama da área.

Consulte também a seção Profissões e Universidades deste site. Por fim, procure visitar boas universidades que ofereçam o curso e conversar com professores para uma visão mais ampla.

A análise sobre as perspectivas de mercado das profissões devem ser realizadas com cuidado. A expansão ou retração de ofertas de emprego variam em função de fatores como ritmo de desenvolvimento da economia geral e de setores específicos, desenvolvimento de novas tecnologias, número de profissionais formados, concorrência entre profissões que tem objetos de intervenção próximos.

Uma boa opção para maior qualificação profissional é o ingresso em programas de mestrado stricto sensu, ou seja, pós-graduação formal em que o mestrando produz uma pesquisa sobre determinado tema, acompanhado por um orientador, e ao final apresenta seu produto: a dissertação de mestrado. Para o ingresso em tais programas, o candidato passa por seleção que em geral envolve uma prova de conhecimentos específicos, entrevista e a presenta de um pré-projeto de pesquisa. Pesquise nas universidades de sua região se os programas de mestrado oferecem área de concentração ou professores envolvidos com Geografia da saúde

Segundo o site do Guia do Estudante, as perspectivas são boas tanto para o licenciado – que atua no ensino da Geografia – como para o bacharel, que pode atuar em órgãos públicos, empresas privadas de consultoria e de mineração e petróleo.

Leia mais:
– Os melhores cursos de Geografia do Brasil
– TESTE: Eu me daria bem na carreira de professor?