logo-ge

Quero me formar em Direito, mas tenho medo da prova da OAB

Orientador profissional esclarece

Tenho muita vontade de me formar na área de Direito, mas ás vezes tenho medo da prova da OAB. Temo não passar e ficar muito tempo parada sem exercer minha profissão. Sei que é isso que quero mas às vezes me sinto insegura. O que faço?
Enviado por Gabriela Caroline

Nas duas últimas décadas houve um grande aumento de cursos na área de Ciências Jurídicas (Direito). Porém tanto a avaliação dos órgãos federais (MEC e INEP) como da Ordem dos Advogados do Brasil indicam que boa parte dos cursos não garantem uma formação de qualidade.

Como indicador, observe que em média 20% a 30% (dependendo da região do país) dos candidatos ao exame da Ordem dos Advogados (necessário para o exercício da advocacia) são aprovados anualmente. Mas há faculdades que chegam a índices acima de 90% de aprovação. Esta diferença aponta que a qualidade do curso é um grade fator de sucesso no exame da Ordem, que tem como primeiro objetivo justamente garantir que os profissionais tenham a competência necessárias para a boa prestação de serviços.

Os cursos de Administração e Direito são os que oferecem o maior número de vagas no Brasil. Diante deste quadro, a disputa por melhores condições de trabalho passa pela boa qualificação profissional.

Este cenário permite que se conclua que você deve se preparar bem para ingressar nas boas instituições de ensino de sua região. Esta informação você pode ser obtida no site do INEP (www.inep.gov.br) e nas publicações do Guia do Estudante (para ter uma idéia, acesse a avaliação feita em 2009 no endereço https://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/conheca-52-melhores-cursos-direito-brasil-582468.shtml).

Saiba também que existem cursos especializados em preparar formandos e recém-formados para o Exame da Ordem.

Leia mais:
–  Direito é mesmo o que eu quero? Faça o teste!
– Curso Direito, mas tenho medo de falar em público. Isso vai me prejudicar?