logo-ge

Quero Relações Públicas, mas sou tímido. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Quero cursar Relações Públicas, mas, ao que parece, é muito importante conseguir manter bons contatos. Sinto que posso ter dificuldade nisso por ser um pouco tímido. Devo repensar minha escolha?
Enviado por Lucas

As pessoas mudam ao longo da vida. Compare como você é hoje com a pessoa que foi há 3 ou 4 anos. Você poderá dizer: mas eu era mais novo, com menos experiência, sabia menos coisas, convivia com outras pessoas…. Exatamente! E o mesmo ocorrerá no futuro. Nunca uma pessoa está pronta, “terminada”. Estamos sempre nos construindo, nos reinventando.

Nesse sentido, considere que sua timidez não é um traço que permanecerá para sempre, pelo menos não da mesma forma como aparece hoje. Veja que muitos atores e cantores revelam ser extremamente tímidos nas relações mais pessoais, mas na situação profissional expõem-se totalmente.

A carreira em Relações Públicas exige contatos frequentes com outras pessoas. Este profissional deve ser capaz de apresentar ideias, interesses, perfis de empresas ou pessoas para os outros. Sendo uma carreira do campo das comunicações sociais, oferece e desenvolve instrumentos para esta expressividade. De toda forma, você poderá buscar ajuda de especialistas caso sua timidez lhe impeça de viver plenamente seus interesses.

Por fim, reflita sobre esta questão: sendo tímido, por que se interessa por uma profissão que justamente parece exigir ampla expressividade? Não está mesmo aí sua vontade de superar desafios?

Leia mais:
– TESTE: Relações Públicas é o melhor curso para mim?
– Conheça os 21 cursos de Comunicação e Informação