logo-ge

Quero seguir carreira acadêmica, mas não sei que área escolher

Orientador profissional esclarece

Pretendo seguir carreira acadêmica na área de Humanas. Penso bastante em economia, mas tenho medo de entrar em empresas ou no setor público e não conseguir voltar para o ambiente universitário. Há, em economia, amplo campo de pesquisa? Ou seria melhor sociologia, filosofia, geografia ou história?
Enviado por Julia

A carreira acadêmica tem como objetivo a formação do pesquisador e professor universitário. Este carreira se desenvolve por meio de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Nela o profissional apresenta uma questão relevante para o avanço do conhecimento em sua área, desenvolve pesquisa apoiada em metodologias científicas, orientadas por um professor orientador e apresenta os resultados a uma banca examinadora que ao final pode lhe conferir a titulação.

Além de lecionar e desenvolver pesquisas cabe ao acadêmico participar das atividades de extensão universitária, cujo objetivo é a prestação de serviços à sociedade a partir do conhecimento produzido nas universidades, contribuindo diretamente com o desenvolvimento social, cultural e econômico para o país.

O papel de produtor e disseminador de conhecimento do professor/pesquisador inclui a apresentação de trabalhos em congressos e seminários, realização de palestras e a publicação de artigos e livros científicos.

O campo para pesquisa em economia é amplo. Para que você tenha uma ideia das linhas de pesquisa desenvolvidas acesse os sites dos programas de pós-graduação em economia de universidades que oferecem a modalidade stricto senso. Também as outras áreas de conhecimento citadas por você apresentam amplas possibilidades de pesquisa.

É fundamental que você se informe sobre os temas pertinentes a cada uma delas de forma a orientar sua graduação. Pesquisar as profissões, visitar universidades, conversar com alunos de pós-graduação colaboram nesta definição. Pesquise também a SciELO (Scientific Eletronic Library Online) para acesso a artigos e livros científicos disponibilizados eletronicamente nas áreas de seu interesse.

Se sua decisão é pela carreira acadêmica, qual o receio de não realizá-la por um eventual ingresso em empresas privadas ou públicas? Você pode orientar sua graduação – em qual área for – desde o início para esse objetivo, participando de programas de iniciação científica, laboratórios temáticos disponibilizados pela universidade, encontros, seminários e congressos, estreitando laços com professores pesquisadores. Desta forma, estender seus estudos na pós-graduação será uma consequência natural. A escolha por outro tipo de carreira poderá ocorrer, mas é você mesma que poderá realizar a opção a partir da vivência já realizada.

Leia mais:
– Gostaria de seguir a carreira acadêmica do Direito. Ser professora é minha única opção?