Pretendo seguir carreira acadêmica na área de Humanas. Penso bastante em economia, mas tenho medo de entrar em empresas ou no setor público e não conseguir voltar para o ambiente universitário. Há, em economia, amplo campo de pesquisa? Ou seria melhor sociologia, filosofia, geografia ou história?
Enviado por Julia
A carreira acadêmica tem como objetivo a formação do pesquisador e professor universitário. Este carreira se desenvolve por meio de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Nela o profissional apresenta uma questão relevante para o avanço do conhecimento em sua área, desenvolve pesquisa apoiada em metodologias científicas, orientadas por um professor orientador e apresenta os resultados a uma banca examinadora que ao final pode lhe conferir a titulação.
Além de lecionar e desenvolver pesquisas cabe ao acadêmico participar das atividades de extensão universitária, cujo objetivo é a prestação de serviços à sociedade a partir do conhecimento produzido nas universidades, contribuindo diretamente com o desenvolvimento social, cultural e econômico para o país.
O papel de produtor e disseminador de conhecimento do professor/pesquisador inclui a apresentação de trabalhos em congressos e seminários, realização de palestras e a publicação de artigos e livros científicos.
O campo para pesquisa em economia é amplo. Para que você tenha uma ideia das linhas de pesquisa desenvolvidas acesse os sites dos programas de pós-graduação em economia de universidades que oferecem a modalidade stricto senso. Também as outras áreas de conhecimento citadas por você apresentam amplas possibilidades de pesquisa.
É fundamental que você se informe sobre os temas pertinentes a cada uma delas de forma a orientar sua graduação. Pesquisar as profissões, visitar universidades, conversar com alunos de pós-graduação colaboram nesta definição. Pesquise também a SciELO (Scientific Eletronic Library Online) para acesso a artigos e livros científicos disponibilizados eletronicamente nas áreas de seu interesse.
Se sua decisão é pela carreira acadêmica, qual o receio de não realizá-la por um eventual ingresso em empresas privadas ou públicas? Você pode orientar sua graduação – em qual área for – desde o início para esse objetivo, participando de programas de iniciação científica, laboratórios temáticos disponibilizados pela universidade, encontros, seminários e congressos, estreitando laços com professores pesquisadores. Desta forma, estender seus estudos na pós-graduação será uma consequência natural. A escolha por outro tipo de carreira poderá ocorrer, mas é você mesma que poderá realizar a opção a partir da vivência já realizada.
Leia mais:
– Gostaria de seguir a carreira acadêmica do Direito. Ser professora é minha única opção?