logo-ge

“Quero ser artista, mas minha família não apoia. Devo mudar?”

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Tenho 17 anos e meu sonho é ser artista, mas não tenho apoio da minha família e eles me pressionam muito para que eu faça algo mais padrão e garantido. Devo persistir nesse sonho?

Isabela Souza

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Isabela,

Primeiramente, é comum os pais se preocuparem com a escolha de carreira dos filhos. Eles se preocupam com o seu futuro e com as possibilidades de carreira que te darão estabilidade na vida. 

Por outro lado, fazer uma faculdade é um investimento de tempo e dinheiro importantes. Portanto, fazer um curso somente para cumprir o desejo de outra pessoa pode te trazer insatisfação e desprazer. Isso também te leva a não se dedicar tanto para a profissão escolhida e, consequentemente, não traz progresso.

Investir em nosso sonho nos dá muito mais energia e dedicação. As pessoas que tem satisfação, em qualquer que seja a carreira, são aquelas que escolheram batalhar pelos seus sonhos e realmente gostam do que fazem. E quando a gente sente prazer no que faz, a gente busca oportunidades para fazer aquilo acontecer e o sucesso aparece.

Minha dica é que você mostre a eles que está cheia de energia para enfrentar as dores e as alegrias de fazer um curso diferente do que eles gostariam. Mostre confiança na sua escolha contando pra eles as pesquisas que você já fez. Além disso, converse com pessoas que já estão na área que você planeja trabalhar para que você possa trazer fatos positivos de quem começou essa carreira. 

Talvez não seja fácil no começo, mas o prazer de percorrer a trajetória do seu sonho pode lhe trazer muitos frutos lá na frente. 

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).