logo-ge

Quero ser escritor, mas sei que vai ser complicado ter dinheiro. Que outra carreira posso seguir?

Orientador profissional esclarece

Quero ser escritor, mas não tenho condições de fazer uma faculdade para que possa seguir essa profissão, então pretendo fazer um curso técnico primeiro para arrumar um bom emprego, para depois seguir estudando e conseguir fazer o que realmente quero. Então o que devo fazer em relação a essa dúvida que me incomoda todos os dias? Devo seguir com o meu sonho ou devo seguir em uma carreira profissional que me dê uma estabilidade econômica?
Enviado por Iury de Oliveira

Não há no Brasil um curso universitário diretamente relacionado à formação de escritores / redatores de textos literários. Pessoas que pretendem desenvolver tais habilidades buscam cursos como letras ou estudos literários (que pode auxiliar quanto a conhecimentos ligados a movimentos e linguagens literárias), jornalismo (que desenvolve técnicas de comunicação), ou outros cursos em ciências humanas (ciências sociais, filosofia, psicologia, etc) que podem embasar maior conhecimento sobre a caracterização de personagens, a qualidade da comunicação entre as pessoas, o aprofundamento da análise dos perfis humanos.

Em nossa história temos exemplos de escritores bem sucedidos com diversas formações: publicitários, professores, economistas, médicos, engenheiros. Observe que Dostoiévski era funcionário público, Vinicius de Moraes foi diplomata de carreira, Paulo Coelho é publicitário de formação, Ariano Suassuna formou-se em direito, só para citar alguns exemplos. Considere que a melhor formação para um literato é a leitura de obras de diferentes estilos, a análise de textos de boa qualidade.

Hoje existe a possibilidade de frequentar oficinas de escrita criativa onde os interessados, sob a orientação de um especialista, trocam experiencias, discutem suas produções visando o desenvolvimento de suas habilidades na escrita.

 

Leia mais:
– Quais são as profissões para pessoas que gostam de escrever?
– Gosto de ler e escrever. Qual carreira tem a minha cara?