logo-ge

Quero ser escritora, mas dizem que Letras não dá dinheiro. O que eu faço?

Orientador profissional esclarece

Tenho 16 anos e em 2010 presto meu primeiro vestibular. Estou em dúvida se faço Letras ou não, pois me disseram que eu deveria pensar primeiro em uma forma de ganhar dinheiro antes de ser escritora. Queria tentar Psicologia também, que é uma área que gosto bastante. O que devo fazer?
Enviado por Jaci Macedo

O curso de Letras lhe dará condições de aprender aspectos fundamentais da Língua Portuguesa – Literatura, Gramática e Linguística – ferramentas importantes, mas que não formam o profissional ou o artista da escrita.

Um curso de Psicologia, como tantos outros, também poderia ser um instrumento interessante para esta arte, ao dar melhores condições de abordar o lado psicológico de um personagem, por exemplo.

Infelizmente, no Brasil, poucos autores literários sobrevivem de sua arte e muitos exercem outras profissões para alcançarem seu sustento.

Além de pesquisar mais sobre os cursos de Letras, dê uma olhada no curso de Estudos Literários, único do gênero oferecido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).