logo-ge

Quero ser uma atriz reconhecida. Por onde começo?

Orientador profissional esclarece

Muitos dos artistas mais famosos começaram suas carreiras desde crianças. Tenho 15 anos. Ainda tenho tempo de me tornar uma atriz reconhecida? Por onde começo e o que devo fazer para alcançar esse objetivo?
Enviado por Thais

Uma das ideias correntes quanto a escolha de uma profissão – e que em grande medida é um mito – é que há pessoas que trazem desde criança uma tendência, uma “vocação” para determinada profissão. Assim, “escolher” na verdade seria “encontrar” essa vocação, um certo “talento como o qual já se nasce”.

Esta afirmação desconsidera que as habilidades e interesses são construídos ao longo da vida e dependem das oportunidades que se apresentam aos indivíduos, bem como de escolhas conscientes que ele realiza. Isso inclui a superação de dificuldades específicas (como não ter facilidade com cálculos e desejar ser engenheiro) ou de habilidades pouco desenvolvidas (como desenhar quando o desejo é ser arquiteto).

Observe que há vários atores e atrizes que pouco ou nunca se envolveram com as Artes Cênicas durante a infância e adolescência e mesmo iniciaram ou até mesmo concluíram graduações em áreas muito diversas desta.

Os caminhos para a formação do ator passam pelo desenvolvimento de técnicas de expressão corporal, de colocação da voz, observação comportamental, conhecimento da história da dramaturgia, entre outros elementos. Esses elementos são desenvolvidos por meio de exercícios práticos e estudos teóricos que podem ocorrer em cursos livres (desvinculados da estrutura educacional oficial), técnicos e bacharelados.

Uma consulta à biografia de atores conhecidos pode lhe dar algumas indicações. Faça também uma pesquisa das opções que existem em sua região (via sites de procura). Por exemplo, a USP oferece o curso de artes cênicas na Escola de Artes Dramáticas; apesar de estar ligado à Universidade, tem natureza de curso técnico. Os bacharelados são em geral denominados Artes Cênicas e desenvolvem também conhecimentos ligados a direção e aspectos técnicos como cenografia, figurino, iluminação. A realização de cursos livres e oficinas rápidas podem lhe oferecer a chance de verificar a extensão de seu interesse.

Leia mais:
– Os 4 melhores cursos de Artes Cênicas
– TESTE: Artes cênicas é o curso certo?