logo-ge

Quero ser veterinário, mas não consigo fazer cirurgia em animais. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Sempre gostei de animais desde que era criança, e sei que se vou seguir com a profissão terei que realizar certas cirurgias em animais. O problema é que eu não tenho frieza suficiente para isso. Posso fazer este curso ou devo tentar outro?
Enviado por Danilo

É importante que você avalie a dimensão de seu incômodo com situações que envolvem “sangue” e cirurgias. Durante o curso de Medicina Veterinária tais situações serão frequentes. Dependendo da forma como você construir sua carreira, tais situações poderão estar menos presentes ou mesmo inexistentes (por exemplo, se você trabalhar no controle da qualidade de produtos de origem animal ou no desenvolvimento de vacinas e medicamentos).

Algumas características pessoais podem restringir em parte a liberdade de escolha, como parece ser seu caso. Você tem duas opções: aceitar esta limitação e procurar uma carreira em que não tenha que enfrentar esta limitação ou tentar superá-la por meio de uma gradativa aproximação com situações desagradáveis ou mesmo recorrendo à ajuda de especialistas.

Visite cursos de medicina veterinária e entreviste alunos e professores para ter maior clareza do tipo e da frequência desse tipo de situação. É importante que você considere todas as variáveis envolvidas na escolha para que possa assumir conscientemente e com coragem a carreira a ser desenvolvida.

Leia mais:
– TESTE: Será que Medicina Veterinária é o curso certo para você?
– Os 11 melhores cursos de Medicina Veterinária do Brasil