logo-ge

Quero sucesso e independência de instituições. Odontologia é a melhor opção?

Orientador profissional esclarece

Procuro uma profissão em que eu tenha contato com as pessoas, seja empreendedor e independente de qualquer instituição. Penso em Odontologia, na USP – um curso muito bom e sem concorrência extraordinária. Mas pesquisando sobre o ofício, vi que o mercado brasileiro está saturado e temo não conseguir me destacar. Percebo, no entanto, que a grande maioria dos profissionais é formada em universidades de má qualidade e não tem muita competência. O governo não abre vagas para concursos e seria necessário “fugir' do Sudeste para a abrir um consultório próprio. O que fazer? Nesse caso arriscar é muito perigoso?
Enviado por Anônimo

O mercado de trabalho para cirurgiões dentistas está mesmo saturado: a relação ideal entre dentistas e número de habitantes é de 1 para 1.500, segundo a Organização Mundial da Saúde. No Brasil, há um dentista para cada 800 habitantes.

Mas a distribuição é extremamente desigual. Há cidades com um profissional para cada 600 habitantes e outras com um para três mil. Além disso, a grande maioria dos brasileiros não tem acesso adequado ao tratamento bucal. Logicamente podemos imaginar que de nada adianta abrir um consultório privado nas cidades mais pobres, pois ninguém teria dinheiro para pagar um tratamento e sabe-se que os materiais odontológicos são caríssimos.

Então temos um descompasso: o atendimento de uma população privilegiada já está resolvido. Para entrar neste nicho a disputa é enorme. Já para a população que precisa de atendimento urgente não há serviços capazes de dar conta da demanda. Deve-se pensar em mudar a forma de atendimento. Está esgotado o modelo de atendimento liberal nesta área, serviços devem ser oferecidos como política pública de saúde. Alguns até já existem como o programa “Brasil Sorridente” do governo federal.

Por causa disso tudo, tem-se observado a diminuição gradativa de candidatos aos cursos de Odontologia tanto público como privados, como você bem observa. A decisão de encarar esta profissão com suas vantagens e desvantagens é sua. Mas reflita, não é porque o mercado de trabalho numa dada área esteja saturado que uma pessoa não possa atingir suas metas, assim como também não é garantido que numa profissão com bom mercado a pessoa necessariamente alcançará o sucesso.

– Guia de Profissões: Odontologia