Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quero trabalhar com algo onde eu possa inovar e adquirir conhecimento viajando. Qual profissão escolho?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h35 - Publicado em 17 nov 2011, 12h41

Quero adquirir conhecimento viajando e ter liberdade para inovar no meu trabalho. Em quais profissões isso é possível? Tenho interesses e habilidades distintas, só que gostaria de saber mais sobre as profissões que se encaixam com a maneira que eu gostaria de trabalhar: ter liberdade, espaço para ser eu mesma, poder opinar, inovar, criar. Viajar, conhecer novas culturas e pessoas. Sou interessada por artes, culturas, fotografia, pela mente e emoções, decoração, dança, linguagem corporal e visual. Além de levar jeito com computadores e escrever bem. Porém, não sei agir sob pressão para resolver algo rapidamente, e não me sinto à vontade para falar em público. Obrigada.
Enviado por Danyella Rodrigues

Uma bailarina de uma companhia de dança de projeção internacional atravessa o mundo em turnês, é assediada pela imprensa, expressa-se intensamente por meio de seu corpo; mas tem uma brutal carga de trabalho físico e técnico e vive sob pressão da mídia e de seus fãs. Um engenheiro pode ser muito criativo; um antropólogo investiga a realidade de diferentes grupos culturais, inclusive residindo em comunidades distantes da sua por vezes, registrando-as fotograficamente.

Como você vê, as possibilidades e combinações são infindáveis. Todos gostariam que houvesse uma profissão feita sob medida para si. O fato é que não existe esta relação imediata e absoluta. A escolha de uma profissão é só o primeiro – e importante – passo na construção de uma carreira. A exploração do campo de trabalho desta profissão, articulações com outros conhecimentos, oportunidades geradas pelas demandas sociais e pela dinâmica da economia, tipo de vínculo de trabalho escolhido, possível e conquistado (autônomo, consultor, empregado, empreendedor), mudanças de objetivos pessoais ao longo da vida, são alguns dos fatores que vão desenhando a carreira das pessoas. Além de pensar sobre como e onde você quer trabalhar, invista agora em com que e para que: com que procedimentos, conhecimentos, habilidades e para que realizar tais atividades, com que objetivos para si e para a sociedade.

De forma geral, os grupos "artes e design", "meio ambiente e ciências agrárias", "ciências humanas e sociais" da classificação deste site talvez contemplem mais os interesses apontados. Mas não deixe de investigar outros grupos, bem como de conversar com profissionais que trabalham a partir de diferentes vínculos para melhor compreender como é possível construir carreiras que se aproximem de seus interesses.

Leia mais:
 – Qual o curso ideal para quem tem muita criatividade?
– Gosto de Arte, mas não sei o que cursar e tenho preocupação com o mercado de trabalho. O que faço?

Continua após a publicidade
Publicidade