logo-ge

Quero trabalhar com algo que não use matemática. O que faço?

Orientador profissional esclarece

Estou um pouco indecisa sobre a profissão que quero seguir. Tenho preferência em trabalhar com empresas. Pensei em Análise de Sistemas, mas usa matemática e eu odeio essa matéria. Queria encontrar uma profissão em que eu não usasse matemática e que eu pudesse viajar pela a empresa.
Enviado por Ranielle Ramalho de Lima

Você está no começo de seu processo de escolha. Odiar matemática pode lhe afastar de várias profissões, mas não é uma solução. Há inúmeras profissões que não dependem muito do exercício de cálculos, assim como há profissões que parecem não precisar de tal habilidade, mas que exigem algum domínio dela.

O mesmo ocorre quanto a seu interesse em trabalhar em uma empresa: com que objetivo? Exercendo quais funções? Lidando com que tipo de tarefa? Que relações com outras pessoas você imagina? Seu interesse está ligado ao ambiente de trabalho ou ao tipo de vínculo – registro em carteira, benefícios, plano de carreira – que as “empresas” possam oferecer? Você conhece as formas de exercer um trabalho em nossa sociedade: trabalho autônomo, vínculo empregatício, funcionalismo público?

Também há várias questões que podemos lhe apresentar diante de seu interesse por viajar. Uma pessoa formada em Contabilidade pode ser um auditor e prestar serviços ligados a empresas em todo o país; um artista plástico pode se envolver com avaliações de obras em diversos países e ter que fazê-las nestes locais; um engenheiro pode ter que negociar a implementação de novas instalações ou de novos negócios visitando centros financeiros mundiais. As combinações são quase infinitas.

È necessário conhecer as profissões. Dê uma olhada no Guia de Profissões e depois de uma leitura geral aponte as profissões que chamaram a atenção. Em seguida pesquise de forma aprofundada cada uma delas. Para avançar neste processo é necessário que você investigue a si própria. Olhe para seu passado pessoal e sua vida escolar. Em cima de tudo isso, comece a construir um projeto de vida que inclua a questão profissional.

Leia mais:
Administração é a melhor opção?

Precisa ser bom em exatas para cursar Administração?

Devo ou não cursar Administração de Empresas?

Quero administrar minha própria empresa. O que devo estudar?