logo-ge

Quero trabalhar com figurino de TV ou teatro. Qual curso fazer?

Orientador profissional esclarece

Pensei em fazer Moda, Cinema ou até História da Arte, porque amo figurinos épicos. Fico meio assim com o mercado.. Como está aqui no Brasil? E em outros países, será que tenho chances? Sou muito criativa com moda mas dificilmente fujo da linha histórica, isso é um problema?
Enviado por Gabriele

As carreiras artísticas e culturais guardam certas especificidades na realidade do trabalho em uma sociedade. Por se tratar do “alimento da alma” e não estarem diretamente envolvidas no processo de reprodução da vida material (processos ligados à produção e distribuição de bens materiais ou da vida física propriamente) precisam do desenvolvimento de fatores como educação, valorização das reflexões sobre o sentido dos atos dos seres humanos, da estética, dos valores, das tradições de uma sociedade. Nesse sentido esse setor tem crescido no Brasil, mas ainda se encontra aquém do desejado, principalmente se comparado com outros países (como boa parte dos países europeus e mesmo alguns latino-americanos). Considere esse fator em seu processo de escolha.

Os três cursos citados (Moda, História da Arte e Cinema) podem contemplar seu interesse central, com variações em termos de foco e profundidade. Há também diferenciais quanto a ênfases em relação às faculdades que oferecem cada um dos cursos (que podem ser melhor observadas se você consultar as disciplinas e a estrutura de formação de cada instituição que porventura possa ser de seu interesse). A graduação ou a realização de especializações no exterior podem também ampliar sua qualificação aumentando suas possibilidades no mercado. Certamente nenhum curso atenderá completamente aos seus interesses. Você pode pensar na realização de cursos paralelos (de curta duração) para completar sua formação.

Para construir sua escolha você deve considerar alguns fatores. Inicialmente pesquise extensamente as três formações. Procure identificar inclusive o “campo” de trabalho de uma (as diversas outras possibilidades de atividades e funções que cada uma permite, bem como setores que parecem ainda pouco explorados e se configurem como demandas, isto é, necessidades sociais que elas possam contemplar). Outro elemento central é a realização de entrevistas de profissionais que atua na área para que você possa reconhecer seus percursos individuais (como chegaram e se mantêm nela).

 

Leia mais:
– Quais áreas são possíveis de seguir no ramo da moda?