logo-ge

Quero trabalhar com trens e trilhos. Que curso devo fazer?

Orientador profissional esclarece

Queria trabalhar nessa área, mas desconheço um curso para essa profissão. Gostaria de ser um administrador do setor, fazendo rotas de trem, planejando novos lugares etc. Que curso devo fazer?
Enviado por Anderson Felipe

Não há um curso de graduação definido para a área no Brasil. Os profissionais mais qualificados, que atuam nos setores indicados em sua pergunta, em geral são graduados em Engenharia e posteriormente realizam cursos de especialização e pós-graduação na área, estes sim disponíveis. Há também empresas ferroviárias que capacitam os profissionais por meio de cursos internos.

Em função da natureza múltipla das funções ligadas ao transporte ferroviário (logística, manutenção de linhas e máquinas, controle automatizado de redes, etc,) várias são as engenharias que preparam o profissional, tais como Mecânica, Metalúrgica, de Materiais, Civil, de Produção, Mecatrônica, Elétrica.

Faça uma pesquisa na internet sobre o tema e encontre ofertas de cursos de pós-graduação e de empresas ferroviárias. Você encontrará material bastante elucidativo sobre o tema.